Revista do NEFILLI

Núcleo de Estudos Filológicos, Lingüísticos e Literários – NEFILLI

O NEFILLI se propõe a ser um espaço virtual de articulação
e de produção do conhecimento sobre a linguagem
e as áreas de lingüística, literatura, filologia,
crítica textual e genética textual.

Enviar os trabalhos para publicação no E-mail:
barbara8687@hotmail.com



1



CONTO E ENCANTO

4360286_95814963_anime_005 (15x17, 0Kb)

domingo, 6 de março de 2011

RESENHA: A Cruel Vingança de Seu Ignácio

Conto de Jefh Cardoso


Profª. Drª. Bárbara de Fátima.



Sinopse: _O Seu Licurgo estava pra lá de Bagdá quando chegou o Chico Doido dizendo que a mulher dele, a senhora sua bisavó, que Deus a tenha em bom lugar, havia sido a meretriz mais competente da história de Capela do Norte.
Ao dizer a palavra meretriz, Seu Ignácio desfrutou com um malicioso sorriso o inevitável arregalar de olhos do espantado médico.


*******


       O conto narra, em linhas gerais, eventos ocorridos na Cidade de Capela do Norte entre as famílias de Seu Ignácio e do Dr. Israel Bravo cuja descendência direta de um homem bravo e honrado, o Sr. Licurgo Bilheteiro, cuja memória passou a ser manchada devido ao mal que veio do nada e instaurando a partir daí um dos elementos contidos na Caixa de Pandora: a vingança. Sentimento que aparece quando algo perturbador acontece, gerando sofrimento ao indivíduo, a sua imaturidade psicológica se sente ameaçada, por algo muito forte, que mesmo raciocinando conscientemente, não consegue se desligar das expressões estranhas que estão contidas em seu inconsciente, a lhe reclamar impiedosamente conserto, desforra, e até mesmo a destruição do seu inimigo. Mas o que teria feito o Dr. Israel Bravo para ser vítima de tão devastadora vingança?
       Ao analisarmos o personagem verificamos que o Dr. Israel Bravo era um homem de caráter, respeitador das regras familiares e sociais. Um médico cujo ofício estava sendo conduzido dentro do mais rigoroso conceito ético e moral. Apesar de seu porte e maturidade aos 40 anos fizessem algumas pacientes suspirarem por seus dotes de varão que chegara a uma idade varonil, esforçado, respeitoso e sábio.
       Quanto a Seu Ignácio ao se deparar com a presença de tão ilustre profissional exasperou-se, e então neste exato momento travou-se uma acirrada disputa entre o seu lado racional, procurando opor-se a esse tipo de atitude, por identificar essa falha do seu caráter, e o seu lado irracional, revestido de todo seu conhecimento torvo de expressões súbitas, e desfavoráveis, ignorada do caráter de seu Ignácio que lhe surgiu, tramou verdadeiras armadilhas, atirando o Dr. Israel Bravo nos precipícios da vingança de efeitos maléficos.
       Seu Ignácio ao fixar-se no Dr. Israel Bravo com inexorável vontade de conseguir a sua destruição, porque para seu Ignácio dependerá sua liberdade a partir desse momento em diante. Assim perturbado seu Ignácio aplicou-se com empenho em emitir ataques desmoralizadores contra o Dr. Israel Bravo, estabelecendo uma transmissão psíquica, encontrando receptividade no Dr. Israel Bravo em quem lhe padeceu a perseguição, que terminou por minar as forças daquele que considerou seu inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário